trânsito

VÍDEO: semáforos das avenidas centrais de Santa Maria passarão a contar com onda verde

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

A prefeitura de Santa Maria começou a implementação da uma central semafórica digital. Com isso, será possível fazer a sincronização dos semáforos nas principais avenidas da cidade. O objetivo da chamada onda verde é dar mais fluidez ao trânsito em horários de pico, evitando congestionamentos. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, em entrevista à TV Diário, no programa Direto da Redação de quinta-feira.

Parte do Parque Itaimbé deve ter revitalização até metade de 2021

O mecanismo permite que os semáforos possam abrir ao mesmo tempo, dando maior agilidade ao trânsito, por meio da sincronização dos controladores. Ponsi explica que os equipamentos recebem o horário de um mesmo satélite no GPS que estará conectado ao controlador semafórico. Dessa forma, os semáforos sinalizam o verde de forma sequencial progressiva, sem atraso. Entretanto, para que o sistema funcione, é preciso transitar na velocidade permitida na via.

- Estamos instalando um grande sistema com o objetivo de ter uma central semafórica tecnológica e moderna. Com isso, uma das iniciativas vai ser a onda verde, que vai dar maior fluidez, controle, segurança e conforto aos motoristas. Assim, teremos mais vazão nas principais ruas que dão acesso ao centro da cidade - afirma Ponsi.

Para permitir a sincronia dos semáforos, a prefeitura tem o projeto de instalar até o final de janeiro a Central Semafórica. O sistema de software conseguirá fazer o controle dos semáforos, medir congestionamentos e a quantidade de veículos que passam pelos principais cruzamentos de Santa Maria. Ainda conforme o secretário, a partir da próxima segunda-feira começará a ser feita a instalação de novos módulos, que serão conectados à central. 

- Santa Maria sempre sonhou com a onda verde, mas nunca foi implementada porque não podia ser feito, já que não houve uma adequação tecnológica suficiente para isso. Estamos trocando todo o conjunto semafórico da cidade, principalmente os módulos, que serão controlados por GPS. Na segunda-feira começaremos pelo eixo das avenidas Presidente Vargas, depois na Rio Branco, Acampamento, depois a Medianeira e, aí, sucessivamente, em toda a área central. Fazendo isso, conseguiríamos não só fazer o controle da onda verde em determinadas regiões, como também o controle semafórico digital de todo o centro da cidade - concluiu. 

A prefeitura já havia anunciado o começo da instalação dos novos equipamentos nos semáforos da cidade em abril de 2019. A chamada onda verde, que chegou a ser adotada há mais de 10 anos na Avenida Rio Branco, abrangerá, agora, mais vias da Região Central.

NOVO SEMÁFORO
O projeto da Secretaria de Mobilidade Urbana prevê a instalação de um conjunto semafórico na Avenida Nossa Senhora Medianeira, no Bairro Medianeira, que beneficiará, principalmente, os motoristas que precisam fazer a conversão à esquerda para acessar a Rua Visconde de Pelotas, no sentido Bairro-Centro. Uma das consequências da medida é a necessidade de manejo da arborização mediante a devida autorização ambiental. Para que essa melhoria ocorra, o projeto prevê a necessidade de redução do canteiro central para a estruturação de uma pista adicional exclusiva para a conversão dos veículos.

Como ao longo de toda a Avenida Medianeira estão plantadas diversas espécies de árvores nativas, uma das consequências dessa medida é a necessidade de supressões e podas. Por isso, a Secretaria de Mobilidade Urbana fez a solicitação para a Secretaria de Meio Ambiente realizar o corte de duas canafístulas, também conhecidas como angico-amarelo, e a poda de uma terceira árvore da mesma espécie.

O secretário enfatiza também que, só no último trimestre de 2020, mesmo com a pandemia, 185 mudas de qualidade (com mais de 1,8 metros) foram adequadamente (com correta abertura de cova, adubação, tutoramento, e algumas com gradil, em locais compatíveis) plantadas nas ruas de Santa Maria pela Secretaria de Meio Ambiente.

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Balneário Passo do Verde está impróprio para banho

Próximo

VÍDEO: Mano a Mano Cursos é destaque em aprovações na cidade

Geral